sábado, 9 de maio de 2015

Temas da semana

Esta semana houve vários temas que assolaram esta semana mas nenhum de grande importância para além do que já tive oportunidade de escrever sobre a TAP. Apenas tenho a acrescentar que para além de que a sociedade portuguesa está contra eles e que de todo não é a melhor opção vangloriar-se de ter infligido 3 mil milhões não é nada bonito e quem pagará somos todos nós, cidadãos comuns!...

Por outro lado há outro tema que temos que falar. A TVI lançou já há algum tempo a telenovela A Unificar Mulher. Por norma não vejo telenovelas, mas fui alertado por um familiar para o teor do racismo que o próprio enredo tem e que não acho saudável. Pessoalmente acho errado que os autores coloquem nesta novela um certo incentivo a tal sentimento que não passa de uma autentica burrice. Confesso que a primeira fez que tomei conhecimento na vida que tal preconceito existisse foi eu a vitima, tinha os meus 10 ou 11 anos, isto porque armei-me em justiceiro das causas e quis defender um miúdo mais pequeno que eu e o agressor. Como é óbvio não o tinha que o fazer, mas deu-me para aquilo. Já era de esperar que em quem eu bati foi queixa-me à mãe. A sua tez não era muito escura, até hoje esse individuo aparenta ser indiano, apesar de ser de origem de Cabo-verdiana. Mãe, em plena escola veio direita a mim, deu-me um estalo e ainda disse que tinha batido no filho dela por ser racista... Como se pode ver nesta história é que o ódio gera ódio e que está mal e apesar de tudo o que me podiam apontar acusarem-me de uma coisa que até esse dia não conhecia.

Por isso peço que promova-se o dialogo entre os povos e que este preconceito ou sentimento seja coisa do passado e que "brancos", "amarelos", "preto", "vermelhos", "azuis às riscas", "cor-de- rosa às bolinhas" ou lá como quiserem chamar passem a valer-se pelo que são: pessoas comuns, com os mesmos direitos e os mesmos deveres e não pelo tom da pele. Esqueçam esse ódio!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário