sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Em Roma Sê Romano!... ou Não!

(Eis um rebuçado extra para os meus leitores habituais.)
Em Roma, sê Romano!

Este proverbio foi-me sempre dito no sentido de quem vai a outros países, ou até outros meios sociais, tem que se adaptar ao onde dirige.

Se eu for a Roma, a minha tendência é saber dos seus costumes, gastronomia e cultura em geral, não só porque tenho formação em arquitectura, mas para que eu não hostilize os locais com modos que para eles possam ser ofensivos.
Museu Capitolini - A vénus tapada.
Se eu for ao Irão, não poderei tocar nas mulheres ou sequer dirigir-lhes a palavra, não é que concorde, mas desagradaria as pessoas desse país para além de me arriscar a ficar preso se o fizer em publico, pois em geral, países com cariz islâmico proíbem essa socialização em publico, a não ser que a mulher esteja casada comigo.

Pensar que para não ferir susceptibilidades temos que tapar a nossa cultura com taipais, é no mínimo absurdo e critico como é óbvio a visita do presidente do Irão, Rouhani, e o Primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi.
Falta de dignidade em Roma
Critico, pois sei que muitos destes lideres do Médio Oriente comprem Arte Ocidental com mulheres nuas e a ver-se partes intimas, exemplo disso são os já defuntos Sadame Ussain e Kadafi. Quando o Exercito Norte Americano entrou nas suas colecções pessoais encontrou peças artísticas deste carácter e muito mais. Mais ainda critico o Primeiro-ministro Italiano que acha correcto toda esta citação para o bem da economia Italiana, em esconder o que os italianos são enquanto cultura e Nação. Mas que estupidez é esta de alguém se vender por factores económicos em que tem que passar por anulação de identidade própria, do rebaixamento da cultura ocidental, que toda ela vê na Roma Antiga um exemplo de Arte Pragmática, sendo esta uma copia inspirada na cultura Helénica, berço do Direito humanista. Parece que se perdeu o brio por todo um passado de relevância que está intrínseco nas Sociedades Ocidentais e que alguns países, como Portugal, se orgulham de ter vestígios de tão antiga nação. Este episódio parece-me digno de um livro de Asterix e Obélix com os Romanos! ...
Realmente Asterix, tu tens razão!

Sem comentários:

Enviar um comentário